RSS

2011 – Ano Mundial da Medicina Veterinária

18 Fev

Ano Mundial da Medicina Veterinária 2011

A fundação, em 1761 da primeira Escola Veterinária Leon, em França, seguida logo, em 1764, da Escola de Alford, permitiu o desenvolvimento e reconhecimento da importância desta actividade profissional ao serviço da Saúde, Bem Estar Animal e da Saúde Publica Veterinária.

A Medicina Veterinária é considerada um Bem Publico Global, pois constitui um factor incontornável na luta contra a fome mundial, nas zoonoses, na vigilância da qualidade e da segurança dos alimentos, na prevenção e gestão de riscos associados às doenças dos animais, no controlo dos movimentos dos animais e dos seus produtos, na pesquisa científica e na protecção ambiental. Contribui ainda, de forma relevante para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente na melhoria dos cuidados de saúde, no combate às principais doenças e na diminuição da degradação ambiental.

O exercício da medicina veterinária engloba um vasto universo de áreas essenciais de prevenção e controlo da propagação de doenças, pelo que são parte activa da primeira linha da estratégia: Animais + Humanos = Uma só saúde, de acordo com o Programa de Estratégia da Saúde Animal da União Europeia 2007- 2013.

in http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MADRP/Notas/Pages/20110124_MADRP_Com_Veterinaria.aspx

 

 

 
 

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: