RSS

Biblioteca militante

19 Jan

A Biblioteca continua indignada e a apoiar os protestos  sobre o que considera um ecocídio: o abate dos choupos que formavam uma das últimas alamedas arbóreas da cidade de Santarém.  Algumas destas árvores tinham a idade do edifício da Escola Secundária de Sá da Bandeira, neste local – 70 anos. Viram passar gerações de alunos. Eram raízes que faziam parte das raízes de muitos de nós, que aqui estudámos e trabalhámos. Quantos de nós crescemos com estas árvores? Quem ditou que parte da nossa memória seja assim apagada? Quem levou os restos que já cá não estão? Quanto valia essa lenha? Em que projetos sociais e ambientais vai ser aplicado esse ganho? Ninguém diz nada! Apenas se ouviu um tímido e não comprovado pretexto fitossanitário. No local, os restos provam que uma árvore estava doente. As outras precisavam de poda e tratamento. Tratar? Não! Cremos que as palavras ‘podar’, ‘tratar’, foram substituídas pelo verbo ‘abater’. Ficam as perguntas: quem nos tirou raízes que fazem parte das nossas raízes, parte das nossas vidas? A que preço?

Deixamos imagens, recolhidas na internet – ‘conselhos’ a quem nos cortou pedaços, mas não nos cortará a voz nem a indignação! Podem querer roubar-nos a memória, retirar-nos as raízes, mas lembraremos o poeta Carlos de Oliveira, cantado por Manuel Freire ‘Não há machado que corte a raiz ao pensamento’!

Para todos os que tiveram medo da sombra das nossas árvores – que a leitura os faça crescer, florescer e dar fruto como árvores! Para que deem valor às raízes, à sombra, aos frutos; para que que o prazer de ver o mundo lá de cima, como árvore, não os amedronte…

 

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: