RSS

A Biblioteca e as Ciências Exatas

20 Fev
Doodle Copérnico

Doodle Copérnico

Neste dia em que se celebra o 540º aniversário de Nicolau Copérnico, a Biblioteca  evoca todo o fundo documental que possui sobre astronomia – as preciosidades de uma Biblioteca centenária e o atual – e transcreve um excerto de um artigo do blogue De Rerum Natura:

“O cosmonauta soviético, Alexis A. Leonov, foi o primeiro homem a flutuar no espaço, decorria o ano de 1965. Culminou num estrondoso sucesso a missão Voskhod 2, isto apesar de Leonov ter passado por um enorme susto: após dez minutos no vácuo, ao retornar à nave, o seu fato insuflou de tal modo que o cosmonauta não conseguiu entrar nela; só aliviando a pressão interior conseguiu.

Quando regressou à Terra, narrou desta forma o que viu:

A Terra está cercada por um invólucro cinza. Não é muito bonito, mas quando a gente olha para a Terra do lado do Sol, ela parece uma bola da árvore de natal de cor esmeralda. É interessante que o mar negro é realmente o mar mais escuro, enquanto que o báltico é cinzento e o mar das caraíbas é azul – esmeralda. Tudo depende da superfície do fundo e da profundidade.

A Terra era pequena, azul-clara, e tão tristemente só… nosso lar que deve ser defendido como uma relíquia santa. A Terra era absolutamente redonda. Eu acredito que nunca soube o que a palavra redonda significava até ver a Terra do espaço.”

A Biblioteca faz visitas guiadas ao arquivo – e vale a pena ver todo precioso fundo documental sobre                             as ciências exatas!

 

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: